quarta-feira, 11 de maio de 2011

UMA SOLUÇÃO PARA O FUTURO: Sanepar quer assumir coleta do lixo em Morretes.

A Sanepar discute com a prefeitura de Morretes a possibilidade de prestar o serviço de arrecadação da taxa de lixo e a gestão dos resíduos sólidos.

Um dos novos mercados que empresa pretende participar é o da coleta e destinação de lixo dos municípios. "O lixo urbano é um problema para todos os municípios. Estamos buscando soluções. Em parceria é mais fácil", disse o prefeito Amilton Paulo da Silva.

O diretor comercial da Sanepar, Antonio Carlos Belinati, e o gerente regional do Litoral, Carlos Pinto, reuniram-se na quarta-feira (6) com o prefeito para reiterar a solidariedade da empresa com Morretes que se recupera da enchente e deslizamentos. Também participaram da reunião o coordenador de clientes da Regional, Vandré Luiz Santana, e o gerente de Concessões, Sergio Ricardo Veroneze.

Obras e benefícios

A Sanepar está perfurando um poço para abastecer as 400 pessoas que vivem na localidade de Sambaqui, em Morretes. O poço vai substituir a captação de água na mina no pé do morro e que foi comprometida por desmoronamento.

Técnicos da empresa estão realizando os estudos para atender com os serviços de água e esgoto a região onde, provavelmente, serão construídas 100 casas para assentar famílias desabrigadas pela catástrofe.

Amilton Paulo da Silva reivindicou uma pequena obra na travessia de rio, em Porto do Cima, onde está instalada a rede de esgoto da Sanepar. Após a reunião, os técnicos visitaram o trecho e já foi determinada a realização do estudo para a execução do serviço no menor prazo possível.

A conta de água dos moradores de Morretes, em abril, será cobrada pelo menor consumo dos últimos 12 meses. A medida, adotada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), foi determinada pelo governador Beto Richa e visa diminuir os transtornos causados pelo temporal que destruiu casas, estradas e pontes e deixou dezenas de desabrigados no município.

 

FONTE: CORREIO DO LITORAL